Harry Potter - after all this time
Devo ter visto o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal quando tinha cerca de 8/9 anos.
A Câmara dos Segredos foi dos primeiros filmes que vi no cinema.
Algures nesta altura, um dos livros foi-me oferecido, A Ordem da Fénix (sempre giro oferecer um livro do meio de uma saga) e nunca cheguei a lê-lo. Lembro-me de começar, mas não me estar a fazer sentido.
Sonhei com este mundo criado por J.K.Rowlling e cresci ao mesmo tempo que o Harry, a Hermione e o Ron. Identifiquei-me com as suas dores de crescimento, ao mesmo tempo que fui sonhando com a minha carta para Hogwarts.
Quando o último livro saiu, lembro-me da grande ansiedade que muita gente sentia, mas pessoalmente, ao ver o último filme, haviam muitos detalhes que me escapavam. Tudo o que eu sabia e esperava, era o confronto final entre o Harry e Aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado. Ainda assim, vi e lembro-me de ter gostado. Devia ter cerca de 18 anos.
Desde então, foram várias as vezes que revi alguns dos filmes, aleatoriamente, sempre que passavam na televisão. Muita gente ficava surpreendia quando lhes dizia que nunca tinha lido os livros, já que gosto tanto de ler. A verdade é que sempre gostei de ler, mas na altura em que surgiu Harry Potter creio que não estava tão virada para aí e, depois, existindo os filmes, achei que não valia a pena.
Passados 20 anos, decidi rever os filmes do princípio ao fim e fiquei encantada com a quantidade de ideias e referências que a minha imaturidade da altura não me permitiram alcançar, pelo que fiquei finalmente com vontade de ler os livros e ter todos os detalhes possíveis sobre este universo. Pensei para mim ''Fará sentido, depois destes anos todos?" E a resposta passou a ser: "sempre''. Fiquei imediatamente rendida com A Pedra Filosofal e a partir daí foi um crescendo. Tanta coisa que passou a fazer mais sentido, o mundo dos livros é bem mais rico que o dos filmes (é normal, senão teriam que fazer filmes de 5 horas). Por isso, a lição é que vale sempre a pena ler o livro, se sentirmos o chamamento e, independentemente da idade que tenhamos, Harry Potter é uma saga must read!
ps. A Ordem da Fénix foi o livro de que gostei menos, curiosidades da vida.